Categorias

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dicas para você se dar bem no Xadrez

Muitos dos jogadores de xadrez querem melhorar suas habilidades de jogo por qualquer motivo. Alguns jogadores só não gostam de perder, em geral, em qualquer coisa. Eles vêem a melhora no xadrez como uma forma de evitar este grande decepção. Outros jogadores querem ganhar torneios para obter troféus ou medalhas. Também existe os que querem alcançar uma norma FIDE ( FM, IM, GM, WGM , etc). A fim de aumentar a probabilidade de sucesso, eles vêem o treinamento como um trampolim necessário.
Tudo o que você quer alcançar com suas habilidades de xadrez é com você. Mas o ponto é este, quanto melhor as suas habilidades, mais próximo o seu objetivo você estará. Confira dicas que podem fazer você se dar bem no xadrez.

 Consistência

Este é provavelmente é o elemento mais importante de qualquer rotina de treinamento (inclusive no xadrez). Se fizermos algo de forma regular, definitivamente veremos uma melhora nessa área. Se fomos para a academia regularmente, ficamos mais fortes. Talvez não veremos o progresso rápido, mas nós definitivamente iremos ver em algum momento. Se estudarmos xadrez, definitivamente começaremos a jogar melhor e ganhar mais jogos.

Gestão do Tempo

Você pode me perguntar quanto tempo você deve se dedicar ao estudo do xadrez, a fim de obter a melhor performance.  É uma hora por dia, por semana, por mês? A resposta é “depende”. E isso depende de muitos fatores, como a disponibilidade de tempo total e a capacidade de focalizar o mesmo problema por um longo período de tempo.
Mas, é muito melhor para passar uma hora no xadrez 4-5 vezes por semana, do que 4-5 horas seguidas em um único dia, uma vez por semana. Lembre-se, a consistência é a chave!

Táticas! Táticas! Táticas!

Você já sabe o que você precisa para treinar de forma consistente e dividir mais sessões de treinamento em períodos mais curtos para ser mais eficiente.
Mas, o que você precisa estudar para realmente melhorar? Não é uma pergunta fácil de responder, mas se a sua classificação de rating é inferior a 2000 pontos, as chances são muito altas de o que você precisa trabalhar são principalmente as táticas e finais de jogo para melhorar o seu xadrez. E isso é, na verdade, 95% do que  todos os jogadores de xadrez do planeta de vem fazer.
Supondo que temos cinco sessões de uma hora de xadrez por semana, gostaria de sugerir passar 25-30 minutos desse tempo na resolução de problemas táticos . Isso é quase 2,5 horas de táticas por semana!

 Finais de Jogo

Como José Capablanca declarou:
“A fim de melhorar o seu jogo, você deve estudar finais de jogo antes de tudo. Final é uma fase muito importante do jogo , mas a maioria dos jogadores de xadrez (especialmente os jovens) não prestam atenção suficiente nele”. O que dá a um Magnus Carlsen outra vantagem sobre seus adversários, é a sua capacidade de jogar bons finais e ser paciente ao fazê-lo.
Você deve gastar cerca de 15 minutos por sessão estudando finais. Estudar finais de torre é um bom começo.

Análise Jogos Clássicos

Outro aspecto importante da educação do xadrez está em estudar partidas clássicas disputada pelos grandes jogadores do passado: Botvinnik, Alekhine, Nimzowitsch, Tal, etc. A razão pela qual eu recomendo analisar seus jogos ao invés de analisar os jogos de Anand, Kramnik, Carlsen ou Aronian é porque os jogos a partir dos anos 50 são mais simples de entender e há também aqueles muito bem comentados.
Você pode começar com Botvinnik e deverá gastar cerca de 15 minutos do seu tempo de treinamento de xadrez estudando um jogo por dia.

Jogar partidas de Xadrez

Muito já foi escrito sobre jogar xadrez on-line e que ele realmente não pode ser usado como uma ferramenta de melhoria de jogo, uma vez que os controles de tempo são geralmente muito curtos e os jogadores não se concentram totalmente no jogo. Eu recomendaria você a jogar xadrez ao vivo, contra algum amigo ou em um clube local, usando o xadrez on-line como um substituto apenas como um último recurso.
Jogar xadrez competitivo com adversários mais fortes é um elemento necessário do processo de treinamento. Quando perdemos uma partida, nós aprendemos. É simples assim.

Dedicação e Motivação

A fim de continuar a trabalhar muito com o xadrez por meses e fazer progressos é necessário uma certa motivação. Esse é mais um motivo por que a programação de 1 hora por dia funciona melhor para muitos jogadores de xadrez, já que eles não se queimam e param de estudar.
A motivação pode ser diferente para pessoas diferentes. Algumas pessoas se inspiram por citações de seu jogador de xadrez favorito ou apenas por um grande mestre muito forte . Outras pessoas acham a leitura sobre os melhores jogadores de xadrez  inspiradora e costumam ver os seus jogos ou assistir vídeos do torneio. Faça o que for necessário para mantê-lo motivado com o xadrez.

Psicologia

Anand e Kramnik afirmam que eles jogam, principalmente contra os movimentos no tabuleiro de xadrez, e não contra o adversário como um ser humano. Kasparov e Botvinnik discordam e acreditam que a psicologia é um elemento importante do xadrez, como em qualquer outro esporte competitivo. Apesar do que muitos dizem, eu acho que a psicologia desempenha um papel importante em qualquer competição.
“Um guerreiro surpreendido já está meio derrotado” – Provérbio Chinês
A fim de ganhar mais partidas de xadrez você precisa acreditar em si mesmo. Carlsen diz que ele está sempre jogando por uma vitória, em qualquer posição, em qualquer torneio que espera ganhar. Essa é uma boa abordagem. Acreditar que você é o melhor jogador lá fora, vai ajudá-lo a vencer as partidas. Xadrez com auto-confiança e auto-estima elevada não pode simplesmente vir para você do nada. Dedicação e trabalho duro no xadrez vai trazer seus objetivos alcançados.

 Atividade Física

Surpreendentemente, este é um elemento de formação que a maioria dos jogadores de xadrez esquecem. Eles passam a maior parte do tempo em tudo que é relacionado ao xadrez, de táticas para os finais de jogo, mas se esqueça de manter seus corpos em forma ideal para que eles possam se concentrar totalmente não só em uma partida de xadrez por um longo tempo, mas também estudar em casa de forma mais eficiente. Não faça parte desse erro e comece a dedicar algum tempo em condicionar o seu corpo.

Análise suas próprias partidas

Um dos elementos mais importantes do treinamento de xadrez é a capacidade de encontrar pontos fracos e fortes em seus próprios jogos. A fim de fazer isso, é preciso ter auto-crítica o suficiente para que você possa analisar o jogo sem preconceitos, independentemente do resultado. Quando os pontos fortes e fracos são identificados, devem ser tomadas as medidas certas para eliminar os pontos fracos e melhorar ainda mais os pontos fortes.
Por exemplo, se você sabe que muitas vezes perde em finais teóricos como bispos de cores opostas ou finais de torres, você definitivamente precisa passar mais tempo estudando estes temas.
Durante o processo de treinamento você certamente irá perder muitas partidas de xadrez, mas não se preocupe. Se você aprender com cada uma você vai melhorar seu xadrez tremendamente. Mesmo os melhores jogadores erram e perdem partidas, quando eles não deveriam perder, por isso, mantenha o foco e você terá sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário